terça-feira, 1 de abril de 2008

Publicidade

Sendo uma área que menos limites impõe à criatividade humana, a publicidade sofre de uma das principais consequência dessa criatividade: a idiotice. Somos bombardeados todos os dias pela idiotice. E quanto mais orçamento existe para publicidade maior pode ser o nível de idiotice atingido. Depois de ver, ler ou ouvir um destes anúncios imagino sempre uma reunião em que a empresa de publicidade se reuniu com o cliente e lhe apresentou o produto final. Não haverá ninguém com coragem para se levantar e admitir que aquilo que ali está é bastante mau? E na reunião de criativos, ainda dentro da empresa, quando decidiam o plot do anúncio? Provavelmente houve alguém que se levantou mas acabou por ser despedido por falta de imaginação e bom gosto... É que não há um padrão de mau anúncio, varia, há de tudo. Desde do anúncio-testemunho (tipo Actimel) até ao anúncio-desesperado (feito na noite anterior e que tem como único objectivo dizer uma vez o nome do produto, o resto é ao calhas). E depois há sempre a fase seguinte que é adaptar o anúncio de televisão para a rádio. Diz o criativo-mor: "-Já sei! Lemos exactamente o mesmo texto mas assim monocórdico! -Epá, isso é complicado, como é que queres passar a ideia de movimento assim? - Temos de deixar o consumidor fazer algum trabalho para se imaginar com o produto, percebes? - Percebo. É um prazer trabalhar contigo!"

1 comentário:

A.T. Pereira disse...

Metade da publicidade é feita para débeis mentais. E, muito possivelmente, por débeis mentais.

Havia um terrível na rádio, da "depuralina" que se comprava em farmácias e dietéticas e ervanárias e pet-shops e bombas de gasolina e que tinha uma fulana que falava com uma voz irritante e arrastada e, basicamente, de débil mental.
Havia porque parece que ontem a venda do suposto medicamento foi proibida porque é possível que tenha causado algumas mortes. Reacções alérgicas, acho eu.
Agora vejamos, uma pessoa que decide emagrecer não com dietas ou exercício físico mas com a ajuda de uma coisa anunciada na rádio e que se chama Depuralina merece um bocadinho uma alergia...